VEREADORES DEFENDEM MOBILIZAÇÃO GERAL EM FAVOR DO AEROPORTO
PUBLICADO EM 14/02/2013 - 00:00

Mobilizar é preciso. Vereadores de Portão, Nova Santa Rita e Capela de Santana, além de representante da Câmara de Campo Bom, decidiram ontem à noite, 7 de fevereiro, em encontro no Legislativo, realizar campanha de articulação política em favor da construção do aeroporto 20 de Setembro na área situada entre Nova Santa Rita e Portão, que possui 2,5 mil hectares e já foi decretada como de utilidade pública.

Iniciativa do vereador João Pedro Gaspar dos Santos (PT), de Portão, o encontro deliberou pela convergência de todos os movimentos pró-20 de Setembro para que não ocorra esvaziamento do debate. “Ano passado tínhamos a impressão de que o investimento estava confirmado para nossa área, mas parece que nos desunimos e isso fez com que outras regiões do Estado se interessassem pelo projeto”, lembra o legislador.

Além de retomarem a Frente Parlamentar Regional em Defesa do Aeroporto 20 de Setembro, instituída em 2011 por vereadores, os participantes da reunião de ontem entrarão em contato com a Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa para trabalharem em conjunto. Outra medida é buscar o apoio de todos os deputados federais gaúchos no sentido de que se comprometam com o Vale do Sinos.

Na avaliação de João Pedro, agora é preciso que o Governo do Estado se posicione quanto à localização do terminal aéreo. Depois disso, o debate se focará em Brasília e com caráter essencialmente técnico. “No estágio em que o assunto se encontra, ainda precisamos de decisões políticas. É isto que, ao lado de empresários, políticos de todas as esferas e outras lideranças da sociedade, vamos pleitear ao governador Tarso Genro em ato previsto para 4 de março”, acrescenta.

O deputado federal Dionilso Marcon (PT) avalia que o aeroporto é um projeto “para não menos do que 10 anos”, o que obriga o Poder Público e a sociedade se manterem mobilizados. “Realmente, o debate esfriou no ano passado. Acredito que foi devido à campanha eleitoral, mas vamos lutar juntos a partir de agora até o fim.” Na opinião de Marcon, o aeródromo deve ser construído pela iniciativa privada, porém sob o controle do governo, ou seja, uma Pareceria Público-Privada (PPP).

Com o ato de 4 de março, conforme João Pedro, será criado um Comitê Permanente de Mobilização de caráter multilateral para que o tema não saia da pauta e ganhe cada vez mais força.